LAPD! Stop or I’ll shoot!

10-06-2012 17:52

 

 

Cole Phelps, um antigo marine que actuou na 2ª Guerra Mundial, chega agora a Los Angeles para assumir um cargo de detective nas forças policiais.

Phelps teve um passado algo atribulado, sabemos isto pois ao concluirmos casos vão aparecendo cinemáticas a mostrar como era Cole no passado. Sempre confiou em si e no seu trabalho, talvez esta característica seja a razão pela qual agora seja um detective de grande qualidade.

 

A cidade de Los Angeles está muito bem representada e o seu ambiente está semelhante ao que se era na altura, por volta de 1947. Mas existe um grande problema em LA. Apesar de estar muito bem caracterizada, não existe muito por onde interagir na cidade, o pouco que há, é mesmo nos casos onde Cole tem de ir a algum estabelecimento investigar o caso.

A história principal baseia-se em vários casos, sendo cada um mais difícil dependendo do cargo que Cole ocupa. Cole começa como policia de rua mas à medida que vai evoluindo passa por cargos superiores e importantes tais como Detective.

Os gráficos deste jogo são qualquer coisa do outro mundo. O grafismo que LA tem é muito avançado, tal como nas personagens. LA Noire tem um sistema denominado MotionScan que captas as expressões faciais e o movimento dos músculos dos actores e depois transporta os pra o jogo. Graças a esta tecnologia, temos a possibilidade de detectar um suspeito que mente ou que diz a verdade.

 

Exemplo do MotionScan

Exemplo do MotionScan

 

 

Em cada interrogatório, temos 3 opções para avaliar o discurso do suspeito: podemos classificar como verdade, mentira ou como duvida. Se acertar na avaliação, vai ganhando pontos XP que servem para aumentar o seu Ranking, protagonismo como detective e ganha também pontos de intuição. Estes pontos de intuição servem para ter uma ajuda em interrogatórios, como por exemplo eliminar a opção (entre verdade mentira e dúvida) ou então para ver estatisticamente o que outros jogadores escolheram nesse interrogatório. Servem ainda para serem mostradas todas as pistas de cada cena de crime. Quando seleccionar Mentira, tem de provar a sua escolha com uma prova. Se entretanto descobre que errou, pode retirar a sua escolha e seleccionar outra.

Os carros estão também fielmente retratados e existe muita variedade por escolher. Se ao longo do caso fizer muitos estragos no carro e na cidade, o grupo policial terá de pagar os estragos. Se estiver num carro policial é possível tocar a sirene para os cidadãos se afastarem.

Muitas vezes, especialmente em casos secundários, terá de fazer perseguições, luta corpo-a-corpo e às vezes tentar incapacitar um inimigo com um tiro quando este está agarrado à vítima.

Os casos secundários, essencialmente, trata-se de assaltos, tentativas de suicídio e por vezes, criminosos que fazem reféns em certos estabelecimentos. Estas missões são notificadas através do rádio policial e só as resolvemos se quisermos pois podem ser totalmente ignoradas.

LA Noire é um marco importante na indústria de videojogos graças à sua tecnologia MotionScan e também pela sua jogabilidade. No entanto peca pela pouca interacção que tem com LA. Deveria haver mais casos para resolver, mas se já acabou todos os casos do jogo pode ir sempre à loja digital da sua consola ou pc e comprar novos casos.