A incrível PS VITA
Passados sete anos com a velhinha PSP é agora tempo de uma nova consola portátil. E verdade seja dita, a PSP estava no esquecimento de muita gente, por isso a Sony lançou novos packs e preços muito apelativos para os jogos da portátil. Mas estando numa geração muito mais evoluída do que no ano em que saiu a PSP (Março de 2005), os jogadores sentem a necessidade de inovação, interacção e especialmente de grandes jogos. Este é muito provavelmente o factor que mais fez com que a PSP seja posta de lado, dado que o catálogo da consola é algo limitado. Mas nem tudo foi negativo, a PSP teve momentos de ribalta, por exemplo, ainda me lembro quando recebi a minha PSP e o feliz que fiquei, pois tratava-se da minha primeira consola e era a melhor consola do momento e posso dizer que a minha PSP foi muito bem aproveitada e ainda o é.
Mas chegou uma nova era no que tocas às portáteis, e é isto que a Sony faz questão de demonstrar. A PS VITA é uma consola cuja potência é superior em todos os aspectos à sua antecessora e apresenta inúmeras novidades:
Ø Painel táctil traseiro
Esta é possivelmente uma das mais inesperadas características da PS VITA mas também uma das mais engraçadas, porque a sua interactividade em jogos como Modnation Racers e o Little Deviantes é bastante interessante. Por exemplo em Modnation Racers, é uma ferramenta bastante fácil de usar para criar as animadas pistas.
Quando usamos o Remote Play, o painel táctil substitui o R2 e L2.
Ø Ecrã Tactil
O ecrã é composto por 16 milhões de cores e é uma tecnologia OLED e é de 5 polegadas. Isto faz com que os gráficos dos jogos sejam deslumbrantes e quase que chegam ao mesmo nível dos jogos da PS3.
Com o ecrã táctil é possível termos inúmeras aplicações, que estão presentes em smartphones, tablets etc…, e a sua facilidade de navegação faz com que estejamos rapidamente em qualquer secção desta máquina!
A sua utilização em jogos é vasta e opcional, por exemplo em Uncharted, temos alguns puzzles que temos de resolver com a ajuda do ecrã táctil, mas também temos a opção de fazermos certos movimentos com o ecrã táctil ou com os tradicionais botões da Playstation. Mas também há jogos em que o ecrã táctil é imprescindível, sendo uma das principais funções, como por exemplo em Little Big Planet.
Ø Câmara frontal e traseira
Desta vez não temos de comprar a câmara à parte, pois está incorporada na PS VITA. E o melhor é que desta vez temos duas câmaras, uma frontal e outra traseira, o que facilita para tirar fotos, gravar vídeos e também na sua interacção nos jogos, tal como em Reality Fighters. A qualidade das câmaras é de aproximadamente 1,3 megapixéis, sendo a câmara traseira um pouco melhor.
Ø Manípulos Analógicos Duplos
Isto é provavelmente o mais evidente que faltava na PSP, sendo alvo da bastantes críticas pelos consumidores. Mas agora o problema acabou, pois a Sony ouviu as opiniões dos jogadores e tomou em consideração as críticas. Agora sim temos o verdadeiro jogo na 3ºa e 1º pessoa, agora é muito mais fácil jogar na PS VITA, temos o exemplo de Uncharted Golden Abyss onde é imprescindível o uso dos dois manípulos.
Ø Tecnologia SIXAXIS
Esta novidade é muito Benvinda! É espectacular estarmos a jogar jogos em que temos de movimentar a consola para no jogo seguirmos a trajectória correta (se for esse o caso). Esta função é muito útil em WipEout 2048.
Ø Playstation Network (ou recentemente, Sony Entertainment Network)
Vamos poder transferir tudo o que quisermos, desde demos a temas e avatres etc…, também vamos poder a ter total interactividade com os nossos amigos da Playstation e jogar Online.
Remote Play
Com esta funcionalidade podemos aceder à nossa PS3 e geri-la a partir da PS VITA, e em certos jogos da PS3 podemos continuar a joga-los na PS VITA. Recentemente, a Eurogamer afirmou que vai sair uma actualização que vai permitir a todos os jogos serem compatíveis com a PS VITA
Ø Cross-Platform Play
Com esta opção, podemos partilhar saves entre a PS Vita e a PS3, e em alguns jogos permitem a funcionalidade jogar com jogadores da PS VITA contra os da PS3, o que faz com que haja uma interacção entre as duas consolas.
Ø Preço
Este é o factor que se calhar mais problemas faz aos possíveis compradores.
Temos duas opções, a versão Wifi que custa 249,99€ e a versão 3G mais Wifi que custa 299,99€.
Em tempos de crise será bastante difícil olhar para estes preços e reagir positivamente, mas se calhar, depois de uma análise completa à consola (como a de Testamos Jogos), irá perceber que os preços estão proporcionais à qualidade da PS VITA.
A PS VITA não só tem as funções acima referidas mas como também um GPS integrado, a possibilidade de ver filmes e ouvir música, navegar por Internet e estarmos em contacto com os nosso amigos que têm PS VITA ou PS3. Também no modo online temos funções interessantíssimas, por exemplo o NEAR, que é uma aplicação que permite ver quem está com uma PS VITA e ver o que estão a jogar/fazer na nossa zona.
Sim, é difícil comprar uma consola nos dias de hoje, mas seria um dinheiro bem gasto. Se é uma pessoa que gosta de jogar e está muitas vezes fora de casa, a PS VITA seria perfeita para si, ou então para quem têm um PS3, a compra da PS VITA seria a cereja no topo do bolo já que a sua interacção é genial.
TESTAMOS JOGOS julga que a PS VITA pode chegar até onde uma portátil nunca chegou, a sua qualidade é inigualável e conta com uma lista de jogos impressionante, sendo o Uncharted Golden Abyss a grande estrela do vasto leque de opções.

Que achaste desta Análise ?
Não foram encontrados comentários.