Uncharted Golden Abyss - Drake no bolso

04-07-2012 20:21

 

Plataformas: PS VITA

Editora: Sony 

Produtora: Bend Studius

 

A estreia de Uncharted na PS VITA foi bastante positiva, sendo um dos jogos mais vendidos para a nova consola da Sony. As dúvidas sobre a qualidade deste jogo em versão portátil eram mais que muitas, pois estando habituados a momentos inesquecíveis de Drake na PS3, poderia ser um erro o lançamento para a PS VITA se este fosse bastante inferior às versões caseiras. A verdade é que Golden Abyss não uma decepção em quase nenhum aspecto, afirmando assim, pelo menos até agora, o melhor jogo disponível para a VITA..

 O jogo decorre maioritariamente nas florestas exóticas do Panamá, muito antes dos acontecimentos do primeiro Uncharted. Por esta razão, algumas personagens presentes nas versões da PS3 não vão entrar nesta nova aventura, logo vão ser introduzidas novas personagens tais como Marisa Chase e Jason Dante (um arqueólogo). Embora mais novo, Sully também vai marcar presença neste jogo. É Marise que vai estar ao lado de Drake nesta missão para desvendarem a razão de um enigmático massacre espanhol que oculta um segredo.

 

Drake com Marisa

Drake a falar com Marisa

 

 

 

Visualmente e sonoramente o jogo está muito bom, os gráficos são inéditos para uma consola portátil porque estão quase tão bons como os das versões para a Playstation 3. A banda sonora é também admirável e faz nos lembrar claramente as músicas disponíveis nos outros Uncharted.

A jogabilidade está um pouco superior a Uncharted Drake’s Fortune mas inferior a Uncharted Among Thieves. Porém, para uma portátil, ter a qualidade de um dos melhores jogos disponíveis na PS3 é algo que deve ser celebrado. Os controlos são basicamente os mesmos , ou seja pudemos fazer quase tudo que fazíamos nos jogos da irmã mais velha da VITA, à excepção de devolver granadas, sendo esta uma inovação em Uncharted Drake’s Deception. Drake também pode recolher os tesouros que vem encontrado pela sua jornada, mas atenção o número de tesouro é bastante elevado. Se lhe faltar um tesouro e um amigo seu ter esse tesouro na PS VITA, podem “partilhar” esse tesouro, tudo graças ao Black Market.

O painel traseiro e o ecrã touch servem como controlos adicionais, podendo estes ser usados para escalar, remar, fazer ataques corpo-a-corpo e para resolverem puzzles. Tudo isto tem de ser feito com precisão para não falhar os objectivos.  

Uma falha considerável neste Uncharted é o facto de não haver um modo multiplayer, limitando assim a variedade do jogo. 

 

 

A qualidade dos gráficos é espetacular.

 

 

Uncharted Golden Abyss é uma excelente escolha para a PS VITA, praticamente tudo que é possível fazer nas versões para a PS3 pode ser feito no PS VITA, levando esta experiência por qualquer sítio. É verdade que na cinematográfica, esta versão não contém aquelas cenas épicas que encontramos na Playstation  3 mas para já Golden Abyss é um grande começo para a PS VITAe prova que a série Uncharted tem qualidade para marcar presença na portátil da Sony. Grande trabalho da Bend Studius.